HISTÓRIA
No inicio do século 19 era uma terra desabitada que pertencia ao município de Sabará, conhecido como Arraial Nossa Senhora do Bom Sucesso e Almas do Rio das Velhas (hoje barra do guaicuí), o primeiro nome que se ouviu falar por ali foi do Senhor Liberato Nunes de Azevedo, que no lombo de seu burro transportava vários tipos de suprimentos para abastecer Montes Claros, Diamantina, Brasília de Minas, Sabará e Coração de Jesus, ele sempre parava para descansar no ribeirão Maria Grande hoje São Gonçalo das Tabocas. Apaixonado pela beleza do lugar e pelo clima da região ele resolveu fazer um rancho para se abrigar e abrigar os amigos tropeiros que também descansavam as margens do córrego. Os amigos de Liberato, com o tempo foram também instalado suas famílias e aquela terra desabitada que pertencia à Sabará começa a ganhar um novo povoado.
Conta a lenda, que nesta região, um homem estava caminhando sobre um tabocal que acabava de ser varrido por um incêndio, e encontrou uma imagem de São Gonçalo em uma única moita de tabocas que não tinha sido queimada, neste local Liberato Nunes de Azevedo construiu uma capela para o santo que ganhou fama na região depois que a população local construiu uma igreja em outro lugar do povoado, mas a imagem do santo desaparecia da Igreja e retornava para sua capela, lugar onde foi encontrado na moita de tabocas. Os boatos do Santo "atentado" percorreu toda região, com isto o lugarejo ficou conhecido por São Gonçalo das Tabocas e se tornou distrito pela resolução provincial 30/01/1833 passando a pertencer ao município de Curvelo. São Gonçalo das Tabocas abrangia toda a região que hoje são os municípios de Pirapora, Barra do Guaicuí, Várzea da Palma e Lassance.
A sede do Distrito São Gonçalo das Tabocas era a região que hoje é a cidade de Lassance, pelo fato do santo ter sido encontrado aqui na cidade, mais precisamente nas proximidades da fazenda que hoje é de Propriedade do Senhor Gilberto às margens do córrego São Gonçalo, dentro do perímetro urbano de Lassance.
Durante o Século 19 foram feitas várias divisões de terra. O Distrito de São Gonçalo das Tabocas voltou a pertencer ao Arraial Nossa Senhora do Bom Sucesso e Almas do Rio das Velhas, depois volta a pertencer a Curvelo, em 1873 o Distrito São Gonçalo das Tabocas passa a pertencer o município de Jequitaí, e por fim, através do Decreto 30-A de 24/03/1890, criou-se o Arraial São Gonçalo das Tabocas e mudou a sede para onde hoje é a cidade de Pirapora.
Já no Século 20, com o prolongamento da Estrada de Ferro Central do Brasil (E.F.C.B.), o Arraial São Gonçalo das Tabocas começou a ganhar mais população e acelerar o seu desenvolvimento.
Em junho de 1907 os trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil estavam paralisados às margens do Córrego Bicudo por causa de uma epidemia de malária, foi por esse motivo que a E.F.C.B. pediu intervenção do Governo Federal e o Instituto Manguinhos do Rio de Janeiro dirigido por Osvaldo Cruz, mandou um jovem médico mineiro sanitarista, malariologista, para acabar com a epidemia da malária, mas Dr. Carlos Justiniano Ribeiro Chagas identificou na região outra doença que estavam atacando aquela população que vivia em péssimas condições de higiene e solicitou do Instituto Manguinhos um estudo mais astucioso sobre o assunto. Várias famílias foram atendidas pelo jovem médico Dr. Carlos Chagas em seu vagão que no inicio servia de moradia e local de suas pesquisas, até a E.F.C.B. Construir um laboratório próximo as residências da E.F.C.B. que hoje funciona o Memorial Carlos Chagas. Ele trabalhava muito para descobrir o que estava acontecendo de errado com aquelas pessoas da região, até que com 2 anos de muitos esforços em seus estudos, Dr. Carlos Chagas no dia 15 de abril de 1909, anuncia ao mundo a descoberta de uma nova doença que atacava a região a "Doença de Chagas".
Na mesma época foi construída a ponte ferroviária sobre o Córrego São Gonçalo das Tabocas (Maria Grande), e a Estação ferroviária que foi inaugurada em 28/02/1908, e recebeu o nome "Lassance", em homenagem a Dr. Ernesto Antônio Lassance Cunha engenheiro chefe da construção da E.F.C.B. pelo motivo da estação Lassance ser ponto de referencia do lugarejo a população apelidou com o de "Lassance".
Em 30 de agosto de 1911, cria-se o município de Pirapora com emancipação política em 01 junho 1912, dividindo o Distrito São Gonçalo das Tabocas em três partes, O município de Pirapora e os povoados São Gonçalo das Tabocas (Lassance) e Palmas Velhas (Várzea da Palma).
Com a lei estadual 843 - 07/09/1923, o povoado São Gonçalo das Tabocas se forma Distrito de Pirapora com o nome de "Lassance" em homenagem ao Engenheiro Chefe da E.F.C.B. Dr. Ernesto Antônio LASSANCE Cunha.
Finalmente no dia 12 de dezembro de 1953 Lassance foi emancipada pela lei estadual 1039/1953, desde então os lassancenses vem fazendo história e preservando-a para as futuras gerações...
Continua.....
Esta é a história da Cidade de Lassance/MG contada utilizando como referência as leis federais, estaduais, pesquisas in loco, na internet e no livro de Moisés Vieira Neto "Lassance - O berço histórico de Carlos Chagas".
Júlio Sérgio Rabelo