Portal 135

OS PERIGOS DE UMA EXCESSIVA EXPOSIÇÃO NAS REDES SOCIAIS

17/10/2017

Resultado de imagem para perigos da internet

Edson Severino dos Santos

Não dá para negar que as redes sociais são importantes fontes de informação. Mas é preciso prestar muita atenção para não correr riscos desnecessários.

A invasão das redes sociais no cotidiano das pessoas levou alguns à falsa sensação de popularidade, quando na verdade a ferramenta foi criada para garantir a facilidade nos relacionamentos, como encontrar e manter contato com amigos e família. Com essa necessidade de sentir-se popular, as pessoas acabam esquecendo regras de segurança e disponibilizam todas as informações da vida pessoal na internet.

As vezes, a intenção é ótima, mas a gente acaba esquecendo que as nossas publicações alcançam muito mais que apenas nossos familiares e amigos.

A falta de cuidado com postagem de fotos, comentários e aviso dos locais onde está deixa o internauta exposto às pessoas que não têm boas intenções, que estão na rede buscando alvos fáceis para prática de crimes como falso seqüestro, seqüestro-relâmpago, furtos, roubos, entre outros crimes. Antes de postar, a pessoa tem que pensar se realmente quer que aquilo seja de conhecimento público. Depois que vai para internet, não tem volta. E muitas vezes um comentário desnecessário, ou uma foto que não devia estar ali podem causar um estrago grande na vida pessoal ou de outros.

O trabalho do criminoso é cometer delitos e ele se dedica a isso. Como as redes sociais são fontes de informação, tudo o que é disponibilizado vira munição para quem deseja fazer o mal. Se você avisa onde está, com quem está e põe foto do momento, o bandido consegue saber tudo o que você está vivendo naquela hora, até mesmo que roupa está vestindo. Isso é oportuno para ele agir. Pode dar golpe do falso seqüestro, pode te esperar nas imediações do bar para te assaltar, ou qualquer outro crime que deseja. O próprio internauta desencadeia uma série de oportunidades para ser vítima.

Lembre-se sempre que rede social não é local seguro para guardar ou divulgar informações pessoais. A internet está cada vez mais presente em nosso dia, é nossa fonte de informação, mobilização e nos aproxima das pessoas que gostamos. Mas é necessário ter consciência dos riscos, ser cuidadoso e orientar nossos familiares e amigos a também se protegerem, para que todos tenham melhores experiências no uso da internet.